Pular para o conteúdo

Essence of Football - Jamal Musiala

setembro 30, 2022

“A sua técnica de drible lembra-nos os maiores futebolistas de todos os tempos, tais como Pelé, Maradona ou Messi – os seus dotes de drible só podem ser comparados aos maiores jogadores do futebol mundial”.

Aqui está uma citação do nosso artigo que escrevemos sobre Jamal Musiala há cerca de 1 ano, em 24 de Setembro de 2021. Hoje apresentamos o primeiro de 4 vídeos intitulado “A Essência do Futebol”. Os dribles de Jamal Musiala fazem lembrar os dribles de mestres como: Pelé, Maradona e Messi. Mas será que ele conseguirá alguma vez atingir o nível deles?

Esperamos que o selecionador nacional alemão Hansi Flick, que também contribuiu para o desenvolvimento de Jamal Musiala na equipa do Bayern, continue a ter a oportunidade de desenvolver os seus pontos fortes.

Ainda mais importante é o seu treinador diário Julian Nagelsman, que não é apenas responsável pelas tarefas táticas e as suas ligações. O treinador é também crucial nas componentes técnicas que precisam de ser treinadas, tais como os dribles, técnicas de remate, o toque de bola, etc. Se observarmos os outros bons antigos dribladores da equipa do Bayern como Leroy Sané e Serge Gnabry, então apercebemo-nos de que os dois perderam praticamente as suas capacidades e já não podem recuperá-las quando precisam delas. Kingsley Coman tem jogado em situações 1 para 1 a um nível elevado na equipa há anos.  É justo dizer que ele poderia desenvolver e aperfeiçoar as suas capacidades de drible.

O que é que isto significa para Jamal Musiala? Na nossa opinião, ele não deve abandonar os seus métodos atuais. Especialmente o “treino do drible”!!! É claro que deve ser adaptado às necessidades táticas.

Aconselhamos também Jamal a continuar a desenvolver mais a sua técnica de remate. Ele parece estar no caminho certo. Infelizmente, falta-lhe um bom remate, o que certamente lhe permitiria marcar muitos mais golos.

Isso seria, por exemplo, aprender a “técnica do remate em banana” a partir do pé direito. O seu antigo colega Robert Lewandowski mostrou que esta técnica pode ser aprendida e utilizada para ganhar jogos. Não é uma técnica estática, como o pontapé livre, quando a bola não se move, mas uma técnica vencedora de jogos. A “técnica do remate em banana” dar-lhe-ia mais oportunidades de criar perigo em frente à baliza adversária