Pular para o conteúdo

Jude Bellingham: Força mental e sucesso

07 de setembro de 2023

Jude Bellingham debería ser más valorado por los logros de Borussia Dortmund en la temporada 2022/2023 que algunos reporteros de medios han hecho. Hoy, al equipo de Dortmund no sólo le faltan las habilidades futbolísticas, sino sobre todo la fuerza mental de Jude Bellingham. Borussia Dortmund ha demostrado con sólo 5 puntos conseguidos contra rivales relativamente débiles en 3 partidos que la salida de Jude Bellingham es más difícil de asumir de lo que se podría pensar. Fue el jugador líder más fuerte mentalmente de Dortmund en la temporada 2022/2023 y sus logros estuvieron muy relacionados con su actitud en los entrenamientos y durante los partidos. Se puede suponer que si Jude hubiera jugado en el último partido de Dortmund, Dortmund habría ganado el partido contra FSV Mainz 05 y se habría convertido en campeón alemán de la temporada 2022/2023. Jude Bellingham también demostró su fuerza mental como jugador nacional de Inglaterra y mostró también sus cualidades futbolísticas. Pero nadie sospechó que se integraría tan rápido en el equipo ganador del Real Madrid. En este caso, también le debe un poco al mejor entrenador del mundo Carlo Ancelotti, que no sólo lo trajo, sino que también inventó la posición óptima en el equipo para él.

Às vezes, o comportamento de alguns treinadores, até mesmo renomados, dá o que pensar. Eles se esquecem de que apenas uma posição mal ocupada já reduz a chance de vitória em uma média de 9% (1/11). No caso da posição de goleiro e dos defensores, esse valor aumenta e se torna maior. Outros erros dos treinadores são a forma de lidar com os erros cometidos pelos jogadores durante o jogo. É claro que é preciso aceitar os erros, mas não aqueles que ocorrem quando o jogador passa a bola para o adversário 5 vezes em intervalos de tempo relativamente curtos ou o outro chega atrasado à sua própria posição 5 vezes como defensor e só corre atrás dos atacantes do adversário. Também não é aceitável que no ataque se passe 5 vezes para o colega melhor posicionado para criar uma oportunidade de 100%, apenas tentando chutar sem sucesso. E esse comportamento, quando o treinador aceita um jogo tão cheio de erros, é contraproducente para a criação e a exigência de uma cultura de tipos vencedores. Mas como Jude Bellingham conseguiu sua força mental e, acima de tudo, como ele pode recuperá-la praticamente em cada jogo? Teria que perguntar-lhe diretamente! Pode-se supor que uma equipe sem tipos vencedores, ou seja, jogadores mentalmente fortes, não alcançará grandes sucessos. Atualmente se destaca a equipe do Manchester City, quando se trata do maior número de tipos vencedores que tem em seu elenco. Isso vai até de acordo com os títulos conquistados na temporada 2023, incluindo o título da CHL.

Como jogadores como Messi, Cristiano Ronaldo, Lewandowski e anteriormente Pele, Maradona combinaram habilidades futebolísticas excepcionais com força mental, que lhes permitiu assumir o papel de líderes absolutos? Pode-se cair em uma afirmação simplista de que um jogador só pode pensar de forma responsável e criativa durante um jogo quando sua preparação física também lhe permite manter a concentração em um alto nível durante todo o jogo. Às vezes se tem a impressão de que os clubes de futebol prestam pouca atenção ao desenvolvimento mental dos jovens jogadores. Por outro lado, parece que também os clubes de futebol reconhecidos realizam de forma insuficiente o treinamento psicofísico, que influencia em grande medida o desenvolvimento e manutenção da força mental. Estas formas de treinamento, como: visualizar, respirar, etc., podem ser praticadas individualmente através de yoga, tai chi, etc. Cada vez mais jogadores, entre os quais se encontram Müller, Haaland, Götze, praticam yoga e destacam seus benefícios para manter-se em forma. Continua sendo digna de menção a história da carreira de Mario Götze, o autor do gol da vitória na final da Copa do Mundo Argentina-Alemanha. Devido a problemas de saúde, parecia que ele iria encerrar sua carreira. Ele voltou a estar em forma graças ao treinamento que incluía entre outros elementos do yoga, etc. Os dirigentes dos clubes que decidem sobre os métodos de treinamento deveriam considerar até que ponto, por exemplo, os métodos para aumentar a capacidade psicofísica dos atletas poderiam ser complementados por personalidades destacadas desta área como Yasin Seiwasser, que ensina a conservar a calma no estresse segundo o lema: “Só a calma no estresse é a verdadeira calma”.