Pular para o conteúdo

Se os professores dizem que você é fraco ou o treinador afirma que você não é um jogador de futebol, deve ler isto ...

motiv

setembro 7, 2019

Quantas vezes você já ouviu falar que, para obter sucesso, precisa de estudar muito, tirar boas notas, porque o sucesso é para as pessoas sábias? As crianças que recebem um certificado com as notas excelentes, são informadas de que irão muito longe na vida. Então, o que com os alunos que não estavam entre os selecionados? E aqueles, cujas notas eram suficientes e os professores disseram que eram preguiçosos, fracos ou médios?

  • Vejamos o caso de William Shockley – laureado do Prémio Nobel e inventor do transístor. Quando era criança, ele participou num experimento interessante. Várias crianças receberam um teste de QI para resolver. Os nomes daqueles com as pontuações mais altas foram anotados e seu desenvolvimento foi observado. Este experimento foi para confirmar que um alto quociente de inteligência é um determinante do sucesso na vida. De facto, o experimento provou exatamente o contrário, porque o pequeno William não estava na lista das crianças extraordinárias e, no futuro, ele foi honrado com o maior prémio possível que um físico pode receber – o Prémio Nobel.
  • Como os professores de Lionel Messi o mencionam? Como um tímido, preguiçoso, retraído, que ia à escola por causa de obrigação dorminhoco. São essas as características de uma criança, que no futuro se tornará um dos melhores jogadores de futebol no mundo, um modelo de seguir e um empresário? O problema era que os professores se concentraram apenas nas suas disciplinas e nos resultados na área específica. O facto de Leo não ter o entusiasmo de aprender francês e ter feito pouco nessa direção não deve defini-lo como uma pessoa preguiçosa, porque aparecendo num campo ele tornava-se um vulcão de energia. Como ele não dedicava muito tempo às coisas que não lhe interessavam, ele podia concentrar-se na sua paixão e ser um mestre.
  • Já ouviu falar que Albert Einstein não entrou à Escola Politécnica por causa dos maus resultados dos exames nas ciências humanas? O futuro génio não mostrou talento nesta área desde o início, seus pais estavam preocupados com o facto de que ele começou a falar muito tarde. Isso permitiu-lhe a pensar com imagens, não com palavras, o que o ajudou a criar a teoria de relatividade usando “experimentos mentais”. Hoje existe o termo, desenvolvido por Dr. Thomas Sowell, chamado “síndrome de Einstein”, que descreve as pessoas extremamente inteligentes que desenvolveram a sua capacidade de falar mais tarde de que o habitual. Quem pensaria que isso poderia ser uma vantagem?
  • Antoine Griezmann – já como criança, ele sonhava em tornar-se um jogador de futebol, mas os treinadores das escolas francesas de futebol o rejeitaram por causa da sua pequena estatura. Disseram-lhe que ele era pequeno demais, magro demais e não adequado para o futebol. Se o pequeno Antoine os ouvisse, ele não jogaria no Atlético de Madrid ou na seleção francesa hoje. Laurent Kościelny e Franck Ribéry também foram rejeitados devido às más condições físicas. Hoje, não há dúvidas de que os treinadores estavam errados e, se o feedback negativo fez com que os jovens entusiastas do futebol abandonassem os seus sonhos, eles nunca saberiam o quanto podem alcançar. Quem sabe quantos jovens talentos foram desperdiçados devido aos comentários negativos dos treinadores?

Este texto foi feito para mostrar que você não precisa e talvez nem consiga ser bom em tudo. Até os maiores génios tiveram suas fraquezas e problemas em certas áreas. No entanto, graças ao facto de se concentrarem em que realmente eram apaixonados, tornaram-se especialistas nisso. Você não obteve o sucesso em tudo, obteve-o em uma área específica em que é o melhor. Pense no que mais lhe interessa, seja desporto, ciência ou arte e seja brilhante!

O outro fator é a opinião dos outros sobre você. Nem o professor, o treinador nem os pais conhecem todos os seus talentos, predisposições e habilidades. Eles não podem avaliar quanto você pode alcançar. Há apenas uma pessoa que pode verificar isso. É você!