Como criar bons hábitos?

setembro 7, 2019

Quantas vezes já se perguntou se realmente fechou a porta? Você foi verificá-lo e tornou-se que a porta estava realmente fechada. Isso é tão natural para você que nem pensou nisso enquanto o fazia! Simplesmente fez isso automaticamente, sem notar. Por que isso aconteceu? Porque você criou um hábito – cada vez que saio de casa, tranco a porta. Então, estar num ambiente que lembra-se desse hábito – você o segue. E esse conhecimento deve ser usado para deixar os maus hábitos e substituí-los por bons!

Aqui estão as nossas dicas:

DETERMINE O TEMPO PARA O NOVO HÁBITO

Geralmente tem os horários específicos do dia e os fatores que ativam o seu hábito. Por exemplo, você lava os dentes depois de acordar e antes de adormecer. Estas são as duas situações que o enviam automaticamente ao banheiro. Ou talvez você tivesse que, se acordasse às 6:00 durante a semana por hábito e no sábado, fizesse o mesmo? Essa é a força do hábito, o seu corpo reage aos certos estímulos e você não precisa de pensar nisso. Usando este conhecimento, se deseja desenvolver um bom hábito, por exemplo treinar no ginásio, determine quando exatamente deseja praticá-lo e cumpra-o. Se você decidir treinar na terça-feira às 19:00 após o trabalho, depois de algum tempo, vai codificar na sua cabeça que é o momento em que está no ginásio e essa atividade vai tornar-se automática. Se acontecer que você não vai ao ginásio, sentirá-se desconfortável, porque é terça-feira às 19:00. É como dormir sem lavar os dentes – você sente que a sua rotina está perturbada.

MUDE AS CIRCUNSTÂNCIAS PARA LIVRAR-SE DO MAU HÁBITO

Se você sabe que sentado à noite no sofá e assistindo TV automaticamente começa a comer demais, mude o ritual da noite. Ouça a música, dê um passeio ou comece a ler um livro em vez de assistir TV. Se você estiver a comprar automaticamente uns lanches não saudáveis durante as compras, comece a ir a outra loja e vá direito ao departamento de alimentos saudáveis. Finalmente por hábito, quando você entra na loja, começa a ir para lá. Se você fuma enquanto toma café, substitua-o por erva-mate ou beba-o quando estiver na sala e não tiver como fumar. Simplesmente, evite as situações em que pode ativar o mau hábito.

DETERMINE AS CIRCUNSTÂNCIAS DO SEU NOVO HÁBITO

Por exemplo, cada vez quando você está num autocarro ou comboio, ouça um audiolivro ou leia um livro para usar o seu tempo de maneira criativa. Ou bebe água com limão cada vez depois de acordar. O ponto é que certas circunstâncias, que geralmente ocorrem, o levam automaticamente a fazer algo útil.

FORÇA DE ASSOCIAÇÃO

O funcionamento do esquema humano é muito simples – tentamos evitar o sofrimento a qualquer custo e fazemos tudo para torná-lo agradável. Portanto, se você associa comer batatas fritas com prazer e exercícios no ginásio com sofrimento, nada estranho que você escolha a primeira opção. E por isso, pensando num mau hábito, devemos lembrar qual é a pior coisa dele – que sentimos remorsos, que nossa auto-estima diminui, nos sentimos pesados, temos medo de ficar com peso. Pensando em treinar no ginásio, lembre-se dos melhores momentos – quando você faz o seu exercício favorito, quando alguém o elogia, quando você sente satisfação após um bom treino, quando vê os primeiros efeitos.

MAU HÁBITO SEMPRE DEVE SER SUBSTITUIDO POR QUALQUER COISA

Não podemos substituir algo tão forte como o hábito por nada. Não podíamos dormir sem lavar os dentes, a menos que encontrássemos outra maneira de tê-los limpos. Então não sentíamos a falta do nosso velho hábito, porque a necessidade estivesse satisfeita. É quando temos muito tempo e estamos aborrecidos, começamos a fazer coisas das quais não nos orgulhamos mais tarde – navegamos nas redes sociais, assistimos TV, comemos demais (chamado comer do tédio), etc. O objetivo deles é ocupar-nos com alguma coisa. Devemos trocar um mau hábito por um bom que também satisfaça essa necessidade. Então vale a pena determinar que, por exemplo, em vez de navegar pelas redes sociais, eu encontrarei com alguém, lerei sobre motivação, sairei para passear ou praticar truques de futebol. Assim, o modo ‘eu tenho tempo, estou aborrecido’ é ativado automaticamente, então eu vou dar um passeio como sempre.