Pular para o conteúdo

Segredos do sucesso do FC Barcelona

Setembro 7, 2019

O famoso clube foi fundado em 29 de novembro de 1899 por Hans Gamper, e seu lema é “Més que un club“. Foi o primeiro clube da cidade e na época, o futebol não era tão popular. O FC Barcelona rapidamente começou a ter sucesso, no mesmo ano venceu, entre outros, Taça da Catalunha.  Nos anos seguintes, o clube ganha cada vez mais troféus e torna-se um símbolo da Catalunha. Foi aqui que futebolistas lendários, como Ronaldinho e Diego Maradona, jogaram. Foi graças ao Barça que Lionel Messi teve a chance de fazer uma carreira tão grande. O que se ensina os jovens jogadores para alcançarem resultados tão surpreendentes?

leo

Barça incute nos jogadores o espírito competitivo desde a mais tenra idade. Quando entram no campo, tem de vencer. Só assim, eles darão o seu melhor nas situações mais difíceis.

Na academia de Barça, sempre dizem que você precisa de vencer” Francesc “Tito” Vilanova.

O mais importante é que todos – aqui em Barcelona – sabem que apenas a vitória importa. Bem, isso faz parte da educação” – Pep Guardiola.

Eu sempre tive vontade de lutar. Eu odiava perder.” – Leo Messi

Desde tenra idade, eu odiava perder. Isso dói. Eu odeio perder” – Henry Thierry.

A tendência de competir é uma característica comum para todos os desportistas do alto nível. No entanto, eles têm o dever de aceitar a derrota da mesma forma que a vitória – o rival deve ser congratulado, porque naquele dia ele estava melhor, mas é preciso pensar que da próxima vez nós estaremos melhores. Se você pode competir, aprende a vencer e, por último mas não menos importante, a perder.

Para aprender a competir, você precisa de conhecer o sabor da derrota.” – Luis Enrique

leo cr

A cada temporada, jovens jogadores de todo o mundo vão à academia de Barça. Aqui não há divisões linguísticas, raciais, continentais ou outras. O mais importante é a perseverança e a vontade de desenvolvimento. Os treinadores podiam trocar centenas de jogadores que tinham um grande potencial, mas não o usavam. Albert Puig compara isso à Fórmula 1: o carro mais poderoso não ganha nada até que o motorista não empurre o acelerador. Ele diz que o mais importante é a perseverança em cada treino para poder usar todos os seus virtudes. Carles Puyol é um ótimo exemplo – ele não era um génio técnico, mas foi o seu caráter, coragem, PERSEVERANÇA e aptidão física que capturaram os treinadores do Barça.

Sempre sonhei de jogar no FC Barcelona, fiz o meu melhor para alcançá-lo.É preciso de lutar pelos seus sonhos”- Carles Puyol

Eu sempre fui o menor de todos, mas não me importava. Os mais altos me disseram que eu teria problemas para alcançar alguma coisa. Eu não me preocupava disso “- Leo Messi

Só as capacidades não são suficientes. Se você deseja alcançar algo em qualquer campo, deve ter perseverança, porque sempre haverá tempos difíceis e apenas força de vontade permitirá que você os sobreviva. Tem de trabalhar em sua condição, habilidades, mas também em caráter. O sucesso não é alcançado por acidente, então não desista e vá para os seus sonhos!

  • Pense no que aconteceria se Messi ouvisse seus colegas mais altos que lhe disseram que ele não conseguiria nada? Quanto talento e potencial ele desperdiçaria ouvindo as críticas negativas? Quem ele seria agora se a única coisa que ele sempre amava foi futebol? Um dia, Laureano Ruiz, treinador da equipe catalã FC Barcelona em 1976, notou um menino que, depois de testes em Los Escolapios, estava sozinho e chutou a bola contra a parede. Ele perguntou aos treinadores da escola do jovem quem ele era e eles lhe disseram para não prestar atenção a ele, porque não vale a pena. Esse rapaz é Albert Ferrer, nos anos 90, o zagueiro de Barcelona e Espanha. Ele fez tudo para ser um jogador de futebol e conseguiu-o. Foi o treinador de Barça quem acreditou nele, porque viu com que entusiasmo ele jogava. O FC Barcelona não condena ninguém à falha devido à sua baixa altura ou má condição. Se eles veem a sua vontade de lutar, determinação e teimosia, você é capaz de convencê-los. Infelizmente, nem todos os clubes adotam tais práticas e, muitas vezes, jogadores jovens ouvem comentários negativos e desmotivadores sobre si mesmos. Tem a escolha – ou ouvi-los e desistir dos seus sonhos, ou seguir o exemplo dos melhores jogadores e aprimore-se constantemente para ser a melhor versão de si mesmo!

A primeira equipe do Barça leva mais pessoas graças ao trabalho do que graças às habilidades” – Andrés Iniesta