Pular para o conteúdo

Os melhores treinadores dos últimos 10 anos

setembro 30, 2020

A lista apresentada é baseada na nossa opinião pessoal e nos parâmetros criados por nós. Estamos conscientes de que muitos outros treinadores também alcançaram os ótimos resultados. Se tem uma opinião diferente, fique à vontade para escrever e explicar no comentário.

1 Jürgen Klopp

Jürgen Klopp, ou “The Normal One”, como se chamou na primeira coletiva de imprensa do Liverpool, contrasta com José Mourinho que se chamou “The Special One”. “The Normal One” já superou “The Special One”. Isso mostra como as coisas podem mudar rapidamente.

Como treinador, antes de se mudar para o Dortmund na temporada 2008/2009, trabalhou por vários anos no pequeno e não espetacular clube Mainz 05. Mas mesmo assim suspeitava-se que ele provavelmente podia tornar-se um dos melhores. A sua estadia no Dortmund ainda é lembrada pelos adeptos da Bundesliga como uma das mais espetaculares, porque transformou a equipa de Vale do Ruhr na segunda equipa da Alemanha, logo atrás do Bayern. Em 2012 e 2013, a equipa de Klopp assumiu o lugar da melhor equipa, mas em 2013 ele teve de admitir a derrota com o Bayern de Munique por 1: 2 na final da Liga dos Campeões. A sua saída do Dortmund em 2015 foi obviamente muito emocional e ele ainda é lembrado pelos fãs do clube que sonham com o seu regresso.

Em 2015 mudou-se para o Liverpool, onde novamente levou este antigo, tradicional clube de volta ao grande sucesso. Para muitos, a sua conquista mais notável como treinador será a final da temporada 18/19 LM contra o Tottenham Hotspurs de Londres. Muitas pessoas concederam-lhe esta vitória porque ele já havia perdido duas finais europeias. Na última temporada 2019/20, os “Reds” brilharam sob a liderança de Klopp e apesar da pandemia de coronavírus, ele levou o clube ao primeiro, desde 30 anos, campeonato, razão pela qual se diz que o seu monumento deveria ser erguido perto da Estrada Anfield. O entusiasmo e a paixão que “Kloppo” consegue transmitir aos seus jogadores é excecional. Quase não existe outro treinador que motive a equipa tanto quanto ele.

2 PEP GUARDIOLA

Nenhum treinador mudou a tática no futebol nos últimos anos como Pep Guardiola. O número de títulos que obteve só confirma a impressão de que Pep é um dos melhores treinadores.

O estilo Tiki Taka usado no futebol não foi a sua invenção, a seleção espanhola usou este método de passes curtos mesmo nos tempos de treinador Luis Aragones, mas foi Pep Guardiola que o desenvolveu ainda mais no Barcelona. O espanhol obteve incríveis 16 títulos no seu primeiro trabalho como treinador com os catalães da temporada 2008/2009 até a temporada 2011/2012. Entre outras coisas, Pep foi capaz de comemorar três campeonatos seguidos e ganhar a Liga dos Campeões duas vezes. Após de um ano de pausa no trabalho como treinador, ele foi transferido para o time nº. 1 na Alemanha, ou seja, Bayern de Munique, onde também ganhou tudo no nível nacional. Desde 2016 ele é o treinador do clube de xeques em Manchester, com quem também obteve diversos títulos nacionais.

Quando chegará a hora de mais de um título da Liga dos Campeões

3 Diego Simeone

Quando pensa no clube espanhol Atlético Madrid, automaticamente pensa em Diego Simeone. O clube e o treinador criaram uma conceção depois de muitos anos, assim como Arsene Wenger e Arsenal London. O argentino é na verdade o treinador mais bem pago do mundo, à frente de Pep Guardiola e Jürgen Klopp. Seu jeito enérgico, que pode até rivalizar com Jürgen Klopp, permite que todo o estádio do Metropolitano seja cheio de emoções durante a partida. Mas a sua forma de jogar futebol também tomou forma nos últimos anos e é semelhante ao estilo de Pep Guardiola. Ninguém antes dele otimizou o jogo de contra-ataque tanto quanto ele. Simeone é a principal razão pela qual o Atlético de Madrid é uma ameaça para todos os outros clubes. É graças a ele que o Atlético consegue derrotar os clubes maiores na Liga dos Campeões.

Os momentos mais importantes na sua carreira incluem o campeonato espanhol na temporada 2013/2014, onde ultrapassou os gigantes espanhóis de Barcelona e Real Madrid, como também as trágicas derrotas finais do LM com Real em 2014 e 2016.

4 Zinedine Zidane

Como jogador, o francês de raízes argelinas já era um dos maiores jogadores e levou seu país à primeira vitória na Copa do Mundo de 1998, contra o então grande equipa brasileira. Zidane também alcançou coisas notáveis como treinador do gigantes de Madrid. Desde que assumiu o clube em 2016, Blancos conseguiu obter o troféu da Liga dos Campeões três vezes em seguida. Ninguém fez isso desde quando Bayern de Munique nos anos setenta. Na verdade, os especialistas consideraram tal domínio quase impossível devido ao grande talento futebolístico dos maiores clubes da Europa. Depois de um total de 12 títulos em dois anos e meio, Zidane fez uma pausa na temporada 2017/2018 antes de retomar o clube em 2019, que não estava muito bem na época.

5 Hansi Flick

Por muitos anos ele foi apenas um personagem secundário, atrás do treinador Joachim Löw, na seleção alemã. Flick foi subestimado por muito tempo, já que ele só se tornou o treinador principal pela primeira vez em 2019, aos 54 anos, e imediatamente tornou-se o treinador dos gigantes alemães no Bayern de Munique. O ceticismo era infundado, pois Flick em um curto espaço de tempo transformou a equipa em uma máquina extremamente eficiente e bem oleada e imediatamente ganhou o triplo prêmio na temporada 2019/20. Alguns podem perguntar, que impacto Flick teve na Copa do Mundo de 2014? Talvez mais do que imagina! De qualquer forma, o Bayern parece ter o treinador certo desta vez, para que mais vitórias sejam possíveis, o que apenas estabeleceria a posição de Flick entre os melhores treinadores.

6 Carlo Ancelotti

Como o treinador, sempre bem vestido italiano já conquistou três vezes a Liga dos Campeões com o AC Milan e o Real Madrid. Apenas Zindine Zidane teve um sucesso comparável como treinador. Ancelotti é capaz de liderar até as maiores estrelas com uma mão firme e não deixa jogadores com um grande ego entrarem na sua cabeça. Mesmo sendo atualmente apenas o treinador do clube inglês – Everton, Ancelotti ainda é considerado um dos melhores treinadores dos últimos 10 anos.

7 Massimiliano Allegri

O campeão italiano levou o seu clube, a Juventus de Torino, a diversos campeonatos nacionais e é considerado um especialista, falando da estratégia, que sempre consegue adaptar a sua equipa perfeitamente ao seu adversário. Ele aprecia a mentalidade determinada e vencedora que sempre comunica aos seus jogadores. Ele ainda não ganhou a Liga dos Campeões, mas isso pode mudar nos próximos anos.

8 Didier Deschamps

O francês já venceu a Copa do Mundo como jogador e como treinador. Além dele, apenas Mario Zagallo e Franz Beckenbauer conseguiram isso. Em 2018, ele liderou a sua equipa de jogadores jovens, tecnicamente e taticamente fortes, ao título de Campeão do Mundo. A seleção francesa também é uma das favoritas do Campeonato Europeu de 2021, também graças  ao instinto tático de Didier Deschamp.

 

Como já mencionámos, certamente há muitos outros grandes treinadores que também merecem estar nesta lista. Como exemplos, podemos mencionar…