Do humilde começo ao estrelato

dezembro 23, 2021

“Sobre a incrível história e desenvolvimento extraordinário de Robert Lewandowski e a sua evolução do zero para o futebolista de fama mundial nos últimos 2 anos”

“O sucesso nem sempre tem de estar ligado à grandeza. Tudo é uma questão de consistência. Um trabalho árduo e consequente leva ao sucesso. A grandeza virá em breve”. – diz Dwayne Johnson, ator americano-canadiano e ex-wrestler sucesso.

Esta frase é praticamente uma orientação para o sucesso em todas as áreas da vida, e aplica-se às fases de desenvolvimento de Robert Lewandowski.

Obviamente, podes ou não, repetir o sucesso de Robert. A história dele pode ser uma inspiração para trabalhar no teu próprio desenvolvimento e melhoria no desporto ou em várias outras áreas da vida. O que é notável nesta história é que Robert conseguiu travar o declínio biológico da sua carreira de uma forma notável graças à sua formação especializada e a um ambiente positivo, bem como ao apoio da sua família.

Muito provavelmente Lewandowski aprendeu com os melhores durante a sua carreira, mas acima de tudo viu-se a si próprio como um rival. Quando marcou o seu primeiro golo num jogo internacional da UEFA contra Lech Poznań em 2008, Cristiano Ronaldo tinha acabado de ganhar a Champions League pela primeira vez com o Manchester United. Um ano mais tarde, Lionel Messi foi escolhido o melhor jogador de futebol mundial pela primeira vez. Pensar-se-ia que estas duas estrelas de classe mundial, Messi e CR7, estavam a competir pela coroa de melhor jogador de futebol do mundo. Isto não quer dizer que Messi e CR7 não tenham tido de trabalhar arduamente para alcançar o sucesso. Mas os seus mútuos sucessos levaram-os a continuar a melhorar.

Ao contrário destas duas estrelas mundiais, pode-se dizer que o sucesso de Robert Lewandowski veio, pelo menos inicialmente, em passos mais pequenos e menos espetaculares. Levou 12 anos desde 2008 até ser aclamado como o melhor jogador de futebol do mundo pelos mais renomados especialistas de futebol em 2020 e 2021.

O mais incrível, se considerarmos a sua idade, foi a fase do seu desenvolvimento nos últimos 3 anos. Normalmente, os jogadores de futebol com mais de 30 anos de idade aproximam-se do fim da sua carreira e as suas capacidades técnicas e físicas já não estão a melhorar.

No entanto, esta verdade aparentemente eterna não se aplica a Lewandowski. É um contraexemplo, algo que o mundo do futebol ainda não viu sob esta forma.

Robert sabia que a vitória pertence acima de tudo àqueles que demonstram maior perseverança.

Como descrever o seu caminho para se tornar um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos? Com isto queremos perceber em particular as suas capacidades, como por exemplo: marcar golos tanto com o pé direito como com o esquerdo. Além disso, ele tem uma habilidade muito bem dominada para marcar muitos golos com a sua cabeça.

Assumiu os penaltis do seu companheiro de equipa Thomas Müller e aperfeiçoou esta técnica. Ele também é capaz de lançar a bola sobre a barreira para a baliza. Está constantemente a melhorar as suas capacidades de drible e está a ficar cada vez mais rápido com e sem a bola. Com a sua capacidade técnica para controlar a bola, ele é atualmente um dos melhores jogadores tecnicistas do mundo. Também se pode ver que todos os seus movimentos com a bola estão orientados para a marcação de um golo.

Na Bundesliga, ele bateu praticamente todos os recordes de marcar golos. Isto inclui bater o recorde de o melhor artilheiro da Bundesliga de Gerd Müller, que marcou 41 golos na época de 2020/21. Também bateu muitos recordes de artilheiros em competições europeias nos últimos anos.

Quais são então os acontecimentos especiais e as pessoas que levaram Robert ao topo do futebol mundial?

  • Robert cresceu numa família desportiva. O seu pai Krzysztof foi campeão europeu júnior de judo, a sua mãe Iwona jogou na primeira divisão do voleibol polaco.
  • Em 2013, Robert casou com Anna Lewandowska, que ela própria tinha ganho títulos nacionais e internacionais em vários grupos etários no karaté Fudokan.
  • Robert explica que os acontecimentos familiares felizes são muito motivadores e afetam todos os aspetos da sua vida. “A energia e a força para as atividades diárias vem da família e ajuda muito em campo”.
  • A sua carreira acelerou quando se mudou para o Borussia Dortmund em 2010. Nessa altura, Dortmund era uma das melhores equipas da Europa. Aí foi treinado pelos seus colegas de equipa e sobretudo por um dos melhores treinadores do mundo, Jürgen Klopp.
  • Na época 2014/15, Robert mudou-se de Dortmund para Bayern Munich. A cultura MiaSanMia (“Nós somos quem somos”), também teve um impacto positivo na sua psique. O seu desenvolvimento como jogador de futebol também se acelerou ao trabalhar com Pep Guardiola.
  • No entanto, do nosso ponto de vista, as capacidades futebolísticas de Lewandowski cresceram ainda mais durante o seu trabalho com Hansi Flick como treinador adjunto assistente, e mais tarde como treinador principal no Bayern de Munique. Robert confirmou numa entrevista que, sob a tutela de Flick, foi além do treino médio com intensidade. Praticou a sua técnica, habilidades tácticas e pontapés livres.

É óbvio que a prática constante melhora as tuas habilidades!

Robert tem mantido a sua excelente forma em 2021 e continua a marcar golos regularmente. Mesmo depois do novo treinador, Julian Nagelsmann, mudou bastante os requisitos táticos para que a equipa esteja menos dependente dos golos de Robert.