Como atingir o sucesso quando não tem talento?
fevereiro 13, 2020
O mais importante é que você entenda que as pessoas que alcançaram um grande sucesso não o fizeram graças às condições genéticas. É um mito que nascemos com habilidades invariáveis. A mentira é que alguns nascem talentosos ou inteligentes, e o resto nunca será assim. O nosso cérebro é plástico e nós mesmos podemos moldá-lo.
A neuroplastia é um campo da ciência que provou que nosso cérebro está a desenvolver-se e mudar-se constantemente – em cada idade! Nós não nascemos com um cérebro especificamente orientado a uma disciplina. Ao longo de nossas vidas, desenvolvemos redes de neurónios responsáveis por nossas habilidades. Daí o ditado de que a arte leva à perfeição, o que é 100% verdade!
Anders Ericsson, que dedicou muitos anos pesquisando QI e trabalho árduo, não tem dúvidas – Einstein, Mozart ou Newton não nasceram especiais. Eles trabalharam nisso! O que era único neles era perseverança, diligência e estímulo cerebral com tarefas difíceis, não habilidades inatas. No nosso artigo, já escrevemos sobre o facto de que Einstein não entrou na faculdade e começou a falar muito tarde. (https://pr.younr1.com/if-your-teachers-tell-your-that/ ).
História incrível
Quando Nicholas começou a escola, os professores disseram aos seus pais que ele era o pior aluno que eles tinham em 20 anos e que seu QI era muito baixo. Mas sua mãe não acreditava nessas palavras. Ela mesma ensinava-o. Em 2018, ela publicou um livro no qual descreve seu trabalho com seu filho (“Reverse“). No mesmo ano, Nicholas Letchford defendeu seu doutorado em Matemática Aplicada em Oxford.
E este é apenas um dos muitos casos. Nos próximos artigos, você aprenderá mais sobre essas histórias e estudos científicos que mostram quanto controle você tem sobre seu cérebro e suas habilidades.
Como desenvolver o cérebro?
As investigações de cérebro mostraram algo surpreendente. A chave para o desenvolvimento do cérebro é fazer coisas difíceis e exigentes e cometer erros! Então a atividade cerebral é mais alta, as redes de neurónios fortalecem-se e sinapses no cérebro inflamam, o que significa desenvolvimento do cérebro.
PORTANTO, desafie-se constantemente, faça coisas novas e exigentes, permita-se cometer erros para corrigi-las e aprecie o esforço que você tem de fazer para realizar alguma coisa, porque isso o aproxima mais do desenvolvimento de habilidades incríveis!
Profecia auto-realizável
Pesquisas científicas mostraram que, quando os alunos da escola são divididos em grupos melhores e piores, as crianças do grupo pior têm menos motivação e, portanto, têm mais dificuldades. Eles pioram porque tentam menos, não porque são mais fracos! Estudos internacionais mostraram que as escolas que não dividem as crianças em grupos têm melhor desempenho.
Portanto, se você convence-se de que é fraco e incapaz, será assim. Mas se você acredita que conseguirá o que deseja com muito trabalho, será assim! Isso é chamado profecia auto-realizável.
“Se você acha que pode fazê-lo, está certo. Se você acha que não pode, também tem razão. ” – Henry Ford
O artigo foi escrito com base no livro “O cérebro que se transforma” do Dr Norman Doidge