Pular para o conteúdo

Método ZEN

fevereiro 14, 2020

Para entrar no estado meditativo, muito importante é a respiração adequada. A concentração na respiração é uma prática antiga, ajuda a desligar gradualmente e alcançar a paz interior. Respire profundamente pelo nariz, não faça pausas mais longas entre a inspiração e a expiração e nunca prenda a respiração. Deixe a respiração fluir livremente, você se acalmará lentamente, e isso permitirá que você alcance a paz espiritual necessária para a meditação.

Concentre-se na respiração, para se libertar dos pensamentos. Pode observar suas respirações ou contá-las. Conte sempre de 110, e depois novamente desde o início. Em números ímpares: um, três, cinco, sete, nove – inspire, em números pares: dois, quatro, seis, oito, dez – expire.

Você só pode contar com inspirações – isso evita distrações, ou apenas expirações – ajuda a superar a sonolência. Se você se concentrar em respirar sem contar, nas inspirações pense só em inspirar e nas expirações – apenas em expirar. Se você conta as respirações – nada pode ser mais importante neste momento.

Respiração correta:

  • Ao inspirar, não pense em nada, concentre-se no estômago e sinta o ar penetrar cada vez mais fundo.
  • Não faça uma pausa enquanto expira. Expire gradualmente e livre todos os pensamentos.
  • Lembre-se de que os números ímpares são inspirados e os números pares são expirados.
  • Se for difícil afastar seus pensamentos, contar apenas com inspirações pode ajudar, as expirações omitimos.
  • Se você estiver sonolento, tente contar apenas as expirações.

 

O artigo foi escrito com base no livro “ZEN Introdução Prática à Meditação” Hugo M. Enomiya~Lassalle